NOVA CHEFIA

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica tem novo chefe

Major-Brigadeiro Adolfo transmitiu o cargo ao Brigadeiro do Ar Daniel
Publicada em: 25/01/2024 17:41
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Em cerimônia realizada no dia 24/01, em Brasília (DF), o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) testemunhou a passagem de chefia do Major-Brigadeiro do Ar Adolfo Aleixo da Silva Junior para o Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. O evento marcou o encerramento de mais de três anos de liderança do Major-Brigadeiro Adolfo, período em que o Centro alcançou feitos notáveis e consolidou ainda mais a Comunicação Social da Força Aérea Brasileira (FAB) ao projetar e preservar a imagem da Força.

Ao se despedir, o Major-Brigadeiro Adolfo compartilhou momentos marcantes de sua trajetória no CECOMSAER, ressaltando as conquistas significativas durante seu comando, incluindo as ações durante a Operação Voltando em Paz, as comemorações dos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont e a implementação de inúmeras ações inovadoras envolvendo a produção de mais de 5 mil matérias, 700 vídeos, 56 edições de Notaer, 5 mil processos de Assessoria de Imprensa e cerca de 500 projetos de Relações Públicas.

"Esses anos foram uma jornada de imenso orgulho e dedicação. Cheguei aqui como Major e, ao longo de três passagens pelo Centro, pude testemunhar o crescimento e a evolução da Comunicação Social. Cada projeto, cada missão, foi um capítulo enriquecedor que ajudou a fortalecer os laços entre a FAB e a sociedade. Tenho certeza que aprendi mais do ensinei e isso devo a este efetivo comprometido e que passo ao seu comando, Brigadeiro Daniel. Viva a Comunicação Social! Viva a Força Aérea Brasileira", disse o Major-Brigadeiro Adolfo.

Ao assumir a Chefia, o Brigadeiro do Ar Daniel expressou sua satisfação e comprometimento em preservar e ampliar as conquistas do Centro de Comunicação Social. “Assumo hoje um novo desafio e nele destaco a importância da Comunicação Social para fortalecer a imagem da FAB. Agradeço por poder suceder este grande amigo, Major-Brigadeiro Adolfo, e agora irei trabalhar incansavelmente para fortalecer ainda mais os laços entre a FAB e a sociedade brasileira”, disse.

O Comandante da Aeronáutica enalteceu a liderança do Major-Brigadeiro Adolfo, destacando sua elegância e sabedoria ao comandar o Centro de Comunicação Social, gerindo os mais de 100 militares do efetivo com respeito e profissionalismo. Ele sublinhou a importância estratégica do Centro na disseminação de informações e no estreitamento do relacionamento entre a FAB e a população brasileira. Ainda, parabenizou o Brigadeiro Adolfo pelos avanços realizados em todos os projetos, com destaque para o jornal semanal FAB em Destaque, os projetos da Rádio Força Aérea FM e a presença marcante e decisória da Assessoria de Imprensa no relacionamento com a imprensa nacional e internacional.

"Tenho certeza de que você, detentor de elevada capacidade e admirável postura, está pronto para lidar com a complexidade da missão que lhe é atribuída neste dia. Saiba que suas notáveis habilidades, na área de comunicação, comprovadas em diversas ocasiões, inclusive nos eventos celebrando os 150 anos de Santos Dumont, em Minas Gerais, na Fazenda Cabangu, o qualificam de excepcional maneira para assumir tão distinto cargo", afirmou o Comandante ao novo Chefe.

Novo Chefe

Natural do Rio de Janeiro (RJ), o Brigadeiro do Ar Daniel é praça de 15 de março de 1987, tornou-se Aspirante a Oficial em 1993 e chegou ao atual posto em 2021, tendo passado por importantes cargos como Chefe da Seção de Comunicação Social da Base Aérea de Campo Grande (BACG), Chefe da Seção de Comunicação Social do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV)  - Esquadrão Pelicano, dentre outros, até assumir o comando da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Possui mais de 5.000 horas de voo, tendo voado as aeronaves C-95 B/C – Bandeirante, UH-50 – Esquilo, VC-99 – EMB 145 Legacy, entre outras.  

Fotos: Müller Marin/ CECOMSAER.